O Jornal ADverso é um periódico produzido e desenvolvido pela ADUFRGS-Sindical há mais de 30 anos. É composto por artigos e notícias que relacionam-se diretamente com as temáticas que são pautas da instituição sindical na busca do pluralismo de ideias e o respeito às posições político-ideológicas de seus filiados.
Tendo em vista a importância desse conteúdo para a preservação da memória das lutas, ações, posicionamentos e manifestos exercidos pela ADUFRGS-Sindical que foram registrados no Jornal ADverso, descortina-se a relevância de tratamento técnico arquivístico ao acervo do periódico como mecanismo de garantia dos direitos de acesso à informação e direito à memória.
Dessa forma, o objetivo geral do Projeto de Extensão Memória ADverso, entre professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), funcionários e diretores da ADUFRGS-Sindical – Gestão 2022-2025, é promover ações de preservação da memória sindical e acesso ao acervo do Jornal ADverso, enquanto os objetivos específicos são: a) analisar o acervo ADUFRGS e Jornal Adverso; b) organizar o acervo do Jornal Adverso; e c) propor ações contínuas de preservação e acesso ao acervo do Jornal Adverso.
Na fase de digitalização, registramos o apoio do Centro de Documentação e Acervo Digital da Pesquisa (CEDAP) da Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Fabico/UFRGS, que permitiu que os diferentes formatos pelos quais o periódico passou pudessem ser digitalizados com o cuidado exigido.